top of page

Surto de Bexigas em Aranhas, Penamacor.

  • Rui Àrias Ribeiro
  • 17 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Numa das minhas investigações para uma cliente, ao percorrer os livros de óbitos da Paróquia de Aranhas, Concelho de Penamacor, Distrito de Castelo Branco, a certa altura deparo-me que no ano de 1875, haviam mais óbitos de que nos outros anos já lidos, e que na sua grande maioria eram crianças e mais de 90% delas faleceram de Bexigas. O primeiro falecimento regista-se a 25 de Abril de 1875, e é de uma criança de 4 anos, de nome José. No dia seguinte, falece Manuel de 6 anos, e dois dias depois, 28 de Abril, falecem Madalena, de 8 anos e José, de dois.

Entre o dia 29 de Abril e o dia 6 de Maio, não se regista qualquer morte. Mas no dia 7, o mesmo vírus leva José, de 4 anos, e passados cinco dias, 12 de Maio, leva Ana, de 18 anos, e no dia seguinte leva dois Manuéis, um de 7 anos e o outro de idade desconhecida.

O óbito seguinte, ocorre a 16 de Maio, e também é de uma criança, mas não refere que faleceu de bexigas. No dia 25 de Maio, voltam novamente as mortes pelo vírus, e falece José, de idade desconhecida, e ao 29 do dito mês, falece aos 4 anos, Manuel.

Aos 4 de junho, as bexigas, vencem outro Manuel, de 2 anos, e a 8 levam a Antónia, que tinha a mesma idade do anterior, e a 13 foi a Maria, de 6 anos, seguiu-se o João de 8 anos, que morreu a 16, e por fim o Manuel, a 27 de Junho.

Passados 24 dias, sem qualquer registo de óbito, o vírus volta a fazer das suas, e aos 20 de Julho, morrem mais dois Manuéis, um de oito anos e o outro de 4.

Aos 7 de Agosto falecem 2 meninas, ambas de nome Maria, uma de 6 anos e outra de dois, e passados 9 dias, aos 16 de Agosto morre Manuel, de 5 anos, que foi a última criança nesse ano, e pelo menos até Fevereiro do ano seguinte a falecer de Bexigas.


Em aproximadamente 4 meses, faleceram 20 crianças de bexigas, 14 meninos e 6 meninas, numa Freguesia a rondar os 800 habitantes.


Serve este texto, para mostrar um caso real de infecção por vírus, que num lugar inóspito, entre a Serra de Estrela e a Serra da Malcata, num curto espaço de tempo, levou na flor da vida tantas crianças, que ao invés do Covid 19, é mais letal em população adulta.


Os momentos que passamos não estão fáceis para ninguém, por isso temos de nos manter unidos, com calma e sermos mais tolerantes uns com os outros, e termos a esperança viva que tudo se irá compôr e voltar à normalidade.


Muita saúde a todos vós e às vossas famílias e amigos.






 
 
 

Comentários


Copyright © 2024 por Geneart - Consultores em Genealogia. All Rights Reserved

bottom of page